top of page
Eye Test

EXAMES

Acuidade Visual


 O oftalmologista projeta letras ou símbolos ou desenhos e avalia a qualidade e quantidade da visão do paciente.


Refração


Exame realizado para identificar o grau do óculos (miopia, hipermetropia, astigmatismo).


Biomicroscopia


 Exame feito para verificar as condições da parte anterior dos olhos (córnea, esclera, episclera, câmara anterior, íris cristalino).

Fundo de Olho

Com o uso do oftalmoscópio ou com auxílio de lâmpada de fenda e uma lente o oftalmologista consegue ver e avaliar como está o nervo ótico, retina e os vasos da retina

Biometria Ultrassônica


Exame que mede o comprimento axial do olho. Aplica-se uma sonda sobre a superfície da córnea que emite sons em alta frequência. Após um período de ondas refletidas o oftalmologista consegue calcular a distância entre a córnea e o polo posterior. É útil para calcular o poder da lente intraocular em pessoas que vão ser submetidas a cirurgia de catarata.


Campimetria Computadorizada


Avalia como está o campo visual. Nesse exame o paciente fixa um ponto central e aperta um botão toda vez que perceber um ponto surgindo na tela. Útil para avaliar a visão periférica.​


Gonioscopia

Exame fundamental para avaliação e classificação dos diferentes tipos de glaucoma e no pré e pós operatórios de cirurgias antiglaucomatosas. É realizado com o uso de lentes especiais que ficam apoiadas na córnea, o oftalmologista consegue ver o ângulo em que a íris se encontra com a córnea.

Feito com o uso de colírio anestésico, é indicado para pacientes com suspeita e acompanhamento de glaucoma.


Mapeamento da Retina

Realizado com a pupila dilatada, é possível avaliar com detalhes toda a parte central e periférica da retina; vasos retinianos, nervo óptico e mácula.

Paquimetria Ultrassônica


Importante exame para ver como está a espessura da córnea. Usa-se um ultrassom e o paciente deve ficar olhando para um ponto fixo.

É importante na detecção de doenças como o glaucoma; ceratocone e pre-operatório de cirurgias refrativas.


Pressão Intraocular - TONOMETRIA


O oftalmologista utiliza um aparelho (tonômetro de Goldmann) que lhe possibilita checar a pressão interna dos olhos;


Teste de Ishihara ou Cromático


​Em uma série de cartões coloridos, com cada um tendo vários círculos de cores diferentes, o paciente precisa dizer o número que está vendo. Este exame analisa a percepção das cores e indica se o paciente tem daltonismo.​​

Topografia Corneana

Também chamada de Ceratoscopia Computadorizada, Ceratometria Computadorizada ou Ceratometria Computadorizada de Córnea​

A Topografia de Córnea consiste na avaliação da curvatura anterior da córnea por meio do reflexo digitalizado de anéis concêntricos luminosos, ou seja, anéis de Plácido. A Topografia Corneana é indicada nos casos de suspeita de alteração da curvatura anterior da córnea, no diagnóstico e acompanhamento de usuários de lente de contato, ceratocone, pré e pós-operatório de cirurgia de transplante de córnea, catarata e cirurgia refrativa.​

É um exame não invasivo, não sendo necessário dilatar a pupila nem usar anestésicos.

Curva Tensional Diária

A curva tensional diária é utilizada para aferir a pressão intra-ocular do paciente no decorrer do dia para diagnóstico ou acompanhamento do tratamento do glaucoma.

O procedimento para a curva tensional diária consiste em aplicação de colírio anestésico e fluoresceína nos olhos do paciente e, com isso a pressão intra-ocular pode ser aferida pelo oftalmologista.

Retinografia

A retinografia consistem observar e fotografar a retina, vasos, nervo óptico e mácula por meio do retinógrafo. Permite também verificar o nervo ótico, bem como a fundo do olho. No exame de retinografia ocular são obtidas  imagens coloridas e em alta resolução, permitindo desta forma ver com detalhe todo o fundo ocular

Angiofluoresceinografia ou

Angiografia com Fluorescência

A fluoresceína é o corante (sem iodo) usado na realização do exame Angiografia Fluoresceínica Ocular. É injetado numa veia antecubital ou no dorso da mão.
Com a pupila do paciente dilatada fotografa-se o fundo do olho, ou seja, a retina, nervo óptico, mácula e vasos.  

É um importante exame para avaliar a trama vascular da retina e da coróide, com auxílio de um contraste a base de fluoresceína (sem iodo). Exame reprodutível e simples de ser feito.



Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

O OCT é um exame oftalmológico que se realiza de uma forma rápida e com baixo desconforto para o doente. Trata-se de um exame não invasivo, normalmente, com a dilatação da pupila através de colírios (gotas nos olhos).​

O OCT é um exame que nos permite estudar o segmento posterior, ver detalhadamente (em três dimensões) a retina, mácula e o nervo óptico. Em termos simples, no exame de OCT é produzida uma imagem a cores que nos permite observar as diferentes “camadas” dos tecidos estudados.​

O princípio de execução do exame é baseado na emissão de luz. A composição da imagem é obtida através da diferença ente a luz emitida e a luz captada, permitindo desta forma efetuar uma espécie de “cortes” que nos permitem visualizar as estruturas a estudar.

Ultrassom Ocular

A ultrassonografia ocular é um exame de imagem com um transdutor que emite ondas ultrassônicas de alta frequência, no qual a sonda fica em contato direto com o olho. (com auxílio de gel).

Esse exame deve ser feito preferencialmente com um equipamento de qualidade e moderno, pois busca avaliar o polo posterior do globo ocular, importantíssimos para realização de um diagnóstico preciso.​

Útil em olhos com edema corneano, cataratas totais, opacidades cristalinianas intensas, hemorragias vítreas entre outras opacidade de meios.

Microscopia Especular

A Microscopia Especular possibilita fotografar as células da camada mais interna da córnea, conhecida como endotélio. A Microscopia Especular é Utilizada em pré-operatório de cirurgia intra-ocular em geral, tais como na cirurgia de Catarata, de Glaucoma, de Transplante de córnea, assim como nas doenças propriamente ditas da córnea.​

A grande importância desse método é permitir uma avaliação de como deverá se comportar a córnea perante uma agressão cirúrgica.


Adaptação de lentes de contato

Adaptação de lentes de contato proporciona a melhor visão no dia-a-dia e facilitar a prática de esportes, e dentre outras atividades. As lentes de contato são usados para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e para tratamento de ceratocone.

Exames: Serviços
bottom of page